segunda-feira, 3 de junho de 2013

Voluntariado e Estágios no RIAS

RIAS é o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa e está localizado em Olhão, na Quinta do Marim. A sua gestão está a cargo da associação ALDEIA desde Outubro de 2009, numa parceria com o ICNB e com financiamento da ANA - Aeroportos de Portugal (através da iniciativa Business & Biodiversity).

O RIAS tem como principais objectivos a recuperação de animais selvagens, a investigação dos factores de risco para a sua conservação e a educação ambiental da população em geral para a importância da Biodiversidade. 

Funcionando como um hospital de fauna selvagem, o trabalho principal do RIAS consiste na recepção e tratamento de animais que são encontrados feridos ou debilitados e posterior libertação, sempre que possível, no meio natural onde pertencem.



Relativamente a estágios, o RIAS tem já algumas sugestões de temas (https://docs.google.com/file/d/1RpOSjJDvZ1lq-7_iwZjoAyM8LtbL1rlMPAfIStgM0lR1kXrC3wZbjRRGDN8F/edit?usp=sharing) mas estamos também abertos a novas propostas relacionadas com o trabalho do centro. 


O RIAS necessita da ajuda de voluntários para o funcionamento diário do centro. Os períodos de voluntariado são variáveis, dependendo da disponibilidade de cada um. Os voluntários ajudam nas tarefas diárias de manutenção do centro (alimentação dos animais, limpezas, tratamentos, apoio nas libertações de animais recuperados, etc.) e também no desenvolvimento dos diferentes projectos (parasitologia, educação ambiental, divulgação, marcação de animais, monitorizações de avifauna, necrópsia, enriquecimento ambiental, reprodução de cágado-de-carapaça-estriada, entre outros)  dependendo também da vontade e conhecimentos de cada um. 

Infelizmente o de orçamento não permite financiar as despesas inerentes ao estágio/voluntariado (alojamento, transporte e alimentação) pelo que normalmente ficam a cargo de cada candidato. Para períodos de voluntariado curtos, normalmente é recomendado o Parque de Campismo de Olhão que fica situado mesmo ao lado do centro.



Caso necessitem de mais informações, contactar o RIAS pelo seguinte pelo email rias.aldeia@gmail.com


Podem também seguir as atividades do RIAS no seu blog (http://rias-aldeia.blogspot.pt/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário