quinta-feira, 20 de junho de 2013

Mini Curso de Botânica na Mata Nacional do Buçaco - 29 e 30 de junho!

Mais uma atividade da Fundação Mata do Buçaco.




São mais de 400 as espécies da flora autóctone nacional que estão à espera de ser descobertas nos dias 29 e 30 de junho, na Mata Nacional do Buçaco, das 9h30 às 18h, ambos os dias. O Mini Curso de Botânica, iniciativa da Fundação Mata do Buçaco, em parceria com o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, dará a conhecer algumas das espécies existentes na Mata.

Os dias serão dedicados à descoberta deste acervo natural que constitui uma autêntica reserva paisagística nacional.  O arboreto de renome mundial e uma mancha de floresta relíquia que contém um habitat único no mundo – o Adernal -, bem como os louriçais, os carvalhais ou os azereirais - espécie endémica que outrora era comum na região - são alguns dos pontos em destaque.

No conjunto destas áreas, é possível encontrarem-se mais de 400 espécies da nossa flora autóctone, algumas das quais raras e ameaçadas. O arboreto reúne uma das melhores coleções dendrológicas da Europa.

Este curso, prático e aplicado, dará a conhecer a morfologia das espécies e ensinará a identificá-las, abordando origens, características e o contexto histórico associado à sua presença na Mata do Buçaco.

A segunda edição do Curso de Botânica vai dar especial atenção às árvores e arbustos, mas além destes, existem muitos outros encantos para conhecer. As plantas com flor, de entre as quais se destacam as várias orquídeas silvestres como a Neotinea maculata, que apresenta as flores mais pequenas da nossa flora, e aNeothia nidusavis, muito rara no nosso país, são dois deles. A estes juntam-se as plantas sem flor, de entre as quais se destacam os fetos espontâneos menos vulgares como o feto-dos-carvalhos e a língua-de-vaca.

A comunidade de Bryoerythrophyllum campylocarpum, espécie de musgo ameaçada e em perigo de extinção, que na Europa apenas se conhece em Portugal, associa-se aos encantos da Mata onde existem mais de cento e setenta espécies de líquenes e musgos, razão pela qual é um dos núcleos mais importantes para a conservação destas espécies em Portugal.

O Curso de Botânica será ministrado pela Dra. Rosa Pinho e pela Dra. Lísia Lopes, responsáveis pelo Herbário do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e investigadoras da flora e vegetação da Mata do Buçaco desde há vários anos.

O curso tem um custo de 35e por pessoa e dará direito a certificado de participação. As inscrições devem ser realizadas até dia 25 de junho, às 17h.

Mais informações e inscrições através do atividades@fmb.pt ou 231 937 000


Nenhum comentário:

Postar um comentário